Simplicidade e Criatividade na Educação

Seja bem vindo a este espaço de ideias saborosas!

Para você que ainda não me conhece, eu sou o Estêvão Marques, Músico, Professor e Inventor de Mirabolâncias. Os papais, as mamães e principalmente as crianças já me conhecem pelo trabalho no Triii e no Palavra Cantada – grupo que integrei por 13 anos, e com quem publiquei a coleção “Brincadeiras Musicais do Palavra Cantada” em 9 volumes.

Já os educadores costumam me conhecer como professor no The San Francisco Orff School, nos Estados Unidos, por meio do meu curso online “Baile do Colherim” ou ainda pelas oficinas de educação musical que ministro em diversos países.

Este espaço será um ponto de encontro para pais, professores e todas as pessoas que desejam utilizar a arte como uma ferramenta de ensino.

Neste blog, vou compartilhar com você um pouco deste conhecimento que adquiri ao longo de muitos anos pesquisando brincadeiras, músicas e danças por todo o Brasil e por todo o mundo. Vou passar algumas dicas de leituras, de atividades educativas e musicais, sempre mostrando a melhor maneira de colocá-las em prática na sua casa, com seus filhos, ou na escola com seus alunos. Vou ainda responder perguntas e trazer alguns convidados especiais para contribuir com sacadas e ideias mirabolantes para pais e professores!

E para começar este percurso quero destacar dois conceitos importantes, que estão presentes na maneira de ser das crianças:

A simplicidade e a criatividade!

Quando descobri a importância destas duas palavrinhas, passei a observar melhor as coisas simples ao meu redor e perceber o poder criativo que elas podem ter: uma folha de papel, uma garrafa de plástico, os gestos e os sons da palma mão…

Entrei, por exemplo, na cozinha da minha casa e desconfiei de que ali poderia ser a terra natal de muitos instrumentos musicais…

Experimente você também ser protagonista desta exploração! Vá agora na sua cozinha, abra a gaveta e pegue duas colheres! Observe bem atentamente e veja no que elas podem se transformar, que sons elas podem produzir??

Esta experiência investigativa, natural no olhar curioso das crianças, precisa ser sempre estimulada por nós, pais e professores. E para estimular os pequenos, precisamos antes reciclar o nosso próprio olhar!

Vamos lá… um, dois, três e já !

A partir de agora, você vem comigo para explorar criativamente as ideias da educação! Pois cada saber tem o seu sabor, e cada sabor é recheado de sabedoria!

Aqui embaixo você poderá deixar suas opiniões, dúvidas e comentários!

Não deixe de compartilhar este conteúdo, e ajude a levar uma educação mais lúdica e criativa para nossas crianças!

8 Comentários


  1. Eba! Adorei a novidade… pode vir que a gente adora suas sugestões e atividades… sou educadora (afastada das atividades por enquanto) e mãe de dois pequenos (Théo de 3 anos e Luca de 8 meses) que já te conhecem e adoram as brincadeiras e canções que apresento para eles…
    Estarei sempre por aqui acompanhando os artigos com toda certeza! Um dia farei o curso do baile do colherim…

    Responder

  2. Olá Estevão!

    Vou ficar de olho no blog! É sempre bom aprender com você!!

    Parabéns e muito sucesso com mais este meio de comunicar e interagir com pais e educadores!! 🙂

    Responder

  3. Olá, compartilho contigo da mesmas ideias… sempre busquei os “instrumentos alternativos” em minhas aulas. Principalmente, porque, na maioria das vezes, trabalhávamos em lugares da periferia, sem condições de se ter material…
    gosto muito de ouvir tuas ideias…
    Obrigada

    Responder

  4. Estêvão Marques, acompanhei um pouco o seu trabalho no Palavra Cantada e me apaixonei, agradeço por compartilhar sua experiência e seu trabalho conosco! Obrigada!

    Responder

  5. Fantástico, o mundo da música e das artes é fabuloso e nos permite conhecer a beleza das coisas simples. Estevao obrigado por nos proporcionar tantas vivências fantásticas com o reciclado, com o simples e o melhor, de forma criativa. Gratidão

    Leandro MG

    Responder

  6. Que legal! Sou bailarino e acompanho o seu trabalho. Tenho pesquisado elementos lúdicos para espetáculos de dança pra crianças. Muito bom ter esse canal aqui pra acompanhar e poder enriquecer também minha pesquisa. Obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *